domingo, 24 de março de 2013

As características dos meios de aprendizagem iterativa online


  Este resumo aborda as diversas tecnologias usadas para superar a distância da aprendizagem feita online.
Existem diversos elementos que acabam por ter impacto na aprendizagem, como é o caso da distinção entre os média e o modo como é realizada a aprendizagem online.
O impacto multimédia no ensino depende de alguns princípios, desta forma Mayer (2001, p. 184) sugeriu sete princípios multimédia:
     ·    Princípio Multimédia
     ·    Princípio de contiguidade espacial
     ·    Princípio da contiguidade temporal
     ·    Princípio da coerência
     ·   Princípio da modalidade
     ·  Princípio da redundância
     ·  Princípio das diferenças individuais:

As Tecnologias têm diferentes funções sendo que estas respondem às necessidades do utilizador. Estas têm importantes implicações para a prática do ensino online e apesar de diferenças entre o ensino online e a aprendizagem por média, estas têm em comum a capacidade de fazer com os alunos tenham novamente contato com os seus tutores.
Existe uma grande diversidade de ferramentas online, como é o caso da impressão, do texto, do vídeo, dos gráficos, do áudio, dos dispositivos móveis como PDAs e smartphones, e Internet.
A impressão fez parte do primeiro mecanismo de ensino, uma vez que os livros eram produzidos em massa. Por um lado este sistema era vantajoso em termos de custo, flexibilidade e estabilidade, no entanto por outro este também tinha desvantagens relativamente à impressão e à revisão dos materiais impressos.
             Os gráficos podem aumentar a motivação dos utilizadores e para além disto os gráficos não animados combinam com o elevado conteúdo de informação, com a baixa produção e distribuição de custos. Os gráficos centram-se em dois princípios: visual e eficaz. No caso dos visuais estes enfatizam os detalhes relevantes para a aprendizagem, enquanto que os eficazes centram-se numa adição de detalhes e realismo aos monitores, sendo que esta pode não aumentar a aprendizagem  
            Relativamente à videoconferência podemos referir que estas têm diversas características pedagógicas:
     ·      Envolvimento direto e presença física entre os alunos dispersos
     ·      Providenciou-se oportunidades para uma aprendizagem de qualidade
     ·       Providenciou-se oportunidades de aprendizagem interativa e ao vivo

O projeto ou planificação é importante na aprendizagem baseada na videoconferência. De acordo com Roberts (1998, p. 96), existem tópicos críticos do trabalho que se baseiam no vídeo:

      ·    A preparação adequada dos formadores

      ·    A autoconsciência do utilizador

      ·    A integração de outros media nas apresentações baseadas no vídeo

      ·    Duração das sessões e tamanho dos grupos otimizados

      ·    Variedade de sessões

      ·     Conceção e suporte técnicos

      ·     Qualidade profissional dos elementos visuais

A teleconferência permite a coesão entre os diversos utilizadores, permite a partilha de recursos virtuais, torna a aprendizagem colaborativa e mais atrativa, e por fim pode ajudar no ensino de diversos conceitos.  
Relativamente ao áudio, são cada vez mais as pessoas que o utilizam. Atualmente têm se muita tendência a utilizar IPods, Leitores de MP3 e VoIP. O serviço de download de áudio da Apple, o IPod, tornou-se o padrão para a música portátil. Os IPods de vídeo oferecem a leitura integral dos downloads (som e imagem) ou a partilha em tempo real. Os podcasts permitem, aos leitores de Ipod e MP3descarregar palestras ou outras apresentações. O interesse nestes média dependem da idade, uma vez que 50% da faixa etária entre os 18 e os 28 anos usam os podcasts, comparados com apenas 20% na faixa dos 29 anos para cima (“Podcasting Hits the Mainstream. O “Voice-over Internet Protocol” (VoIP), tal como outras tecnologias de grande difusão nesta área, foi visto como uma nova tecnologia altamente promissora. As versões do VoIP (Vonage, Skype) permitem aos utilizadores ligar telefones tradicionais aos computadores e fazer chamadas de longa distância de forma gratuita. Já no ensino, o  uso do áudio pode ser particularmente útil por várias razões:
·          ·  Um sumário em áudio dos conteúdos anteriores pode ajudar a recordar e memorizar
·          · A voz humana, é uma ferramenta de ensino familiar e poderosa
·          · O áudio pode ser mais motivador do que simplesmente a impressão
·          · O áudio e o vídeo podem ser descarregados da Internet e são cada vez mais acessíveis
· Os PDAs por sua vez, podem ser encarados como uma futura direção para o vídeo no ensino online, uma vez que este pode ser visto como recurso aos Personal Digital Assistants (PDAs), smartphones e outros dispositivos manuais. Os PDAs são pequenos, sem fios, bons recetores de Internet e que apesar do seu tamanho, podem suportar vídeos de dimensão de filme
A aprendizagem online quase sempre se associa a uma aprendizagem pela Internet, que oferece iguais vantagens e desafios aos educadores e orientadores. A Internet é potencialmente uma ligação poderosa e um veículo comunicacional, este poder assenta na capacidade em providenciar um crescimento rápido de ligações que potencialmente aumentarão enquanto se mantiverem adaptáveis às necessidades individuais.    A Internet oferece meios para atrair a atenção dos alunos e apresenta oportunidades em focar perceções e chamadas imediatas. A participação do aluno pode ser efetuada, especialmente com comunicações mediadas por computador e no uso de projetos de aprendizagem colaborativa. O crescimento e aceitação da Web 3.0, denominada como a web semântica ("Semantic Web"), estão previstos em três áreas de desenvolvimento:  
·         O alargamento do acesso à Internet a milhões de novos utilizadores via dispositivos móveis;
·         O interesse crescente no potencial desta tecnologia potencialmente social;
·         A prática de constantemente rotular a informação para que faça sentido às máquinas assim como às pessoas
Desenvolvimentos como novas versões da Internet, acesso global mais uniforme, software social e a constituição do movimento open-source prometem novos desenvolvimentos na evolução dos media. Novas versões de Internet estão a ser desenvolvidas para resolver as fragilidades da anterior. O Canadá e os USA têm projetos para criar uma nova Internet altamente rápida para servir as comunidades mundiais de pesquisa.
            Em grande parte do mundo em desenvolvimento, ou onde elementos de infraestruturas necessárias (como potência necessária) não podem ser garantidas, as comunicações sofisticadas suportadas por computador e os sistemas de acesso não são viáveis. Em tais circunstâncias, as tecnologias devem reconhecer simultaneamente aspetos socioeconómicos e tecnológicos.
 Tendo em conta as tecnologias, o telemóvel, podem vir a tornar-se mais útil do que os computadores em algumas sociedades.
O software social refere-se ao software que suporta a interação em grupo e é menos generalista, o que sugere o potencial educacional destas ferramentas. Boyd (em Owen, et al., 2006) refina ainda mais a definição especificando três tipos de suporte de interação fornecido pelo software social:
     · Suporte para a interação convencional entre indivíduos ou grupos, a partir de mensagens instantâneas.
         ·  Suporte para o feedback social, em que um grupo avalia a contribuição de outros,
         · Suporte para as redes sociais criarem explicitamente e gerirem as relações pessoais dos participantes

O software social acentua a importância da interação interpessoal em grupos que estão dedicados à aprendizagem e ensino. Há uma expectativa de que as estruturas de aprendizagem, incluindo ferramentas e ambientes, irão refletir e facilitar a uniformidade social, colaboração, cooperação e suporte mútuo. Em contextos de aprendizagem, o software social estimula a aprendizagem colaborativa e orientada para a comunidade, baseada numa participação e associação voluntária. Qualquer meio que promova a colaboração, formação e apoio a grupos, pode ser qualificado de software social. 
O software social engloba os serviços de Instant Messaging, IRC, fóruns de internet, blogs, wikis, serviços de rede social, redes sociais ponto-a-ponto etc..

            O software Open-source surgiu como resposta ao poder que os fabricantes de softwares proprietários detinham. Os apoiantes do Open-source defendem o uso de software que está aberto a modificações e é grátis (ou quase), como forma promover a experimentação e a concorrência. Apesar do Open-Source ter surgido como uma resposta, tornou-se um movimento credível, contando com uma crescente comunidade profissionais experientes de tecnologias da informação, e, porque são muitas pessoas envolvidas a verificar o trabalho um do outro, conseguem produzir software de elevada qualidade e consistência.

            A Aprendizagem on-line continua a amadurecer em relação aos media e tecnologias utilizados, bem como à pedagogia adequada para a sua utilização. Há sinais promissores, especialmente na educação de nível superior e formação.  O acesso à Internet está a melhorar, especialmente para alguns grupos previamente marginalizados e a  mudança tem sido  constante no mundo on-line de aprendizagem, de modo a que as novas tecnologias saem do laboratório e sejam rapidamente embaladas e disponibilizadas aos utilizadores pelas empresas. A Educação poderia manter o seu ritmo e evitar os custos e incertezas da inovação, seguindo o avanço tecnológico do sector empresarial e da sociedade em geral, e aprender com suas experiências.

Bibliografia:
Fahy,P.J.,(s/d). As caracteristicas dos Meios de Aprendizagem Interativas Online- Athabasca University






 

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