Este resumo aborda as diversas tecnologias usadas para superar a distância da aprendizagem feita online.
Existem
diversos elementos que acabam por ter impacto na aprendizagem, como é o caso da
distinção entre os média e o modo como é realizada a aprendizagem online.
O
impacto multimédia no ensino depende de alguns princípios, desta forma Mayer
(2001, p. 184) sugeriu sete princípios
multimédia:
· Princípio Multimédia
· Princípio de contiguidade espacial
· Princípio da contiguidade temporal
· Princípio da coerência
· Princípio da modalidade
· Princípio da redundância
· Princípio das diferenças individuais:
· Princípio de contiguidade espacial
· Princípio da contiguidade temporal
· Princípio da coerência
· Princípio da modalidade
· Princípio da redundância
· Princípio das diferenças individuais:
As Tecnologias
têm diferentes funções sendo que estas respondem às necessidades do utilizador.
Estas têm importantes implicações para a prática do ensino online e apesar de
diferenças entre o ensino online e
a aprendizagem por média, estas têm em comum a capacidade de fazer com os
alunos tenham novamente contato com os seus tutores.
Existe
uma grande diversidade de ferramentas online, como é o caso da impressão, do texto,
do vídeo, dos gráficos, do áudio, dos dispositivos móveis como PDAs e smartphones, e Internet.
A impressão fez parte do primeiro mecanismo de ensino, uma
vez que os livros eram produzidos em massa. Por um lado este sistema era
vantajoso em termos de custo, flexibilidade e estabilidade, no entanto por outro
este também tinha desvantagens relativamente à impressão e à revisão dos materiais
impressos.
Os gráficos podem aumentar a motivação dos
utilizadores e para além disto os gráficos não animados combinam com o elevado
conteúdo de informação, com a baixa produção e distribuição de custos. Os
gráficos centram-se em dois princípios: visual e eficaz. No caso dos visuais estes
enfatizam os detalhes relevantes para a aprendizagem, enquanto que os eficazes centram-se
numa adição de detalhes e realismo aos monitores, sendo que esta pode não
aumentar a aprendizagem
Relativamente
à videoconferência podemos referir que estas têm diversas características pedagógicas:
· Envolvimento
direto e presença física entre os alunos dispersos
· Providenciou-se
oportunidades para uma aprendizagem de qualidade
· Providenciou-se
oportunidades de aprendizagem interativa e ao vivo
O projeto
ou planificação é importante na aprendizagem baseada na videoconferência. De
acordo com Roberts (1998, p. 96), existem tópicos críticos do trabalho que se baseiam
no vídeo:
· A
preparação adequada dos formadores
· A
autoconsciência do utilizador
· A
integração de outros media nas apresentações baseadas no vídeo
· Duração
das sessões e tamanho dos grupos otimizados
· Variedade
de sessões
· Conceção
e suporte técnicos
· Qualidade
profissional dos elementos visuais
A teleconferência
permite a coesão entre os diversos utilizadores, permite a partilha de recursos
virtuais, torna a aprendizagem colaborativa e mais atrativa, e por fim pode ajudar
no ensino de diversos conceitos.
Relativamente
ao áudio, são cada vez mais as pessoas que o utilizam. Atualmente têm se muita tendência
a utilizar IPods, Leitores de MP3 e
VoIP. O serviço de download de
áudio da Apple, o IPod, tornou-se o padrão para a música portátil. Os
IPods de vídeo oferecem a leitura integral dos downloads (som e imagem) ou a partilha em tempo real. Os podcasts permitem, aos leitores de Ipod
e MP3descarregar palestras ou outras apresentações. O interesse nestes média
dependem da idade, uma vez que 50% da faixa etária entre os 18 e os 28 anos
usam os podcasts, comparados
com apenas 20% na faixa dos 29 anos para cima (“Podcasting Hits the Mainstream. O “Voice-over Internet Protocol” (VoIP), tal como outras
tecnologias de grande difusão nesta área, foi visto como uma nova tecnologia
altamente promissora. As versões do VoIP (Vonage, Skype) permitem aos utilizadores ligar telefones
tradicionais aos computadores e fazer chamadas de longa distância de forma
gratuita. Já no ensino, o uso do áudio pode
ser particularmente útil por várias razões:
· · Um sumário em áudio dos conteúdos anteriores
pode ajudar a recordar e memorizar
· · A voz humana, é uma ferramenta de ensino
familiar e poderosa
· · O áudio pode ser mais motivador do que
simplesmente a impressão
· · O áudio e o vídeo podem ser descarregados
da Internet e são cada vez mais acessíveis
· Os PDAs por sua vez, podem ser encarados
como uma futura direção para o vídeo no ensino online, uma vez que este pode ser visto como recurso aos Personal Digital Assistants (PDAs), smartphones e outros dispositivos
manuais. Os PDAs são pequenos, sem fios, bons recetores de Internet e que
apesar do seu tamanho, podem suportar vídeos de dimensão de filme
A aprendizagem online quase sempre se associa
a uma aprendizagem pela Internet, que oferece iguais vantagens e desafios aos
educadores e orientadores. A Internet é potencialmente uma ligação poderosa e
um veículo comunicacional, este poder assenta na capacidade em providenciar um
crescimento rápido de ligações que potencialmente aumentarão enquanto se
mantiverem adaptáveis às necessidades individuais. A Internet oferece
meios para atrair a atenção dos alunos e apresenta oportunidades em focar perceções
e chamadas imediatas. A participação do aluno pode ser efetuada, especialmente
com comunicações mediadas por computador e no uso de projetos de aprendizagem
colaborativa. O crescimento e aceitação da Web 3.0, denominada como a web semântica
("Semantic Web"), estão previstos em três áreas de desenvolvimento:
·
O alargamento do acesso à Internet a
milhões de novos utilizadores via dispositivos móveis;
·
O interesse crescente no potencial desta
tecnologia potencialmente social;
·
A prática de constantemente rotular a
informação para que faça sentido às máquinas assim como às pessoas
Desenvolvimentos
como novas versões da Internet, acesso global mais uniforme, software social e a constituição do
movimento open-source prometem
novos desenvolvimentos na evolução dos media.
Novas versões de Internet estão a ser desenvolvidas para resolver as
fragilidades da anterior. O Canadá e os USA têm projetos para criar uma nova
Internet altamente rápida para servir as comunidades mundiais de pesquisa.
Em grande parte do mundo em
desenvolvimento, ou onde elementos de infraestruturas necessárias (como
potência necessária) não podem ser garantidas, as comunicações sofisticadas
suportadas por computador e os sistemas de acesso não são viáveis. Em tais
circunstâncias, as tecnologias devem reconhecer simultaneamente aspetos socioeconómicos
e tecnológicos.
Tendo em conta as tecnologias, o telemóvel,
podem vir a tornar-se mais útil do que os computadores em algumas sociedades.
O
software social refere-se ao software que suporta a interação em
grupo e é menos generalista, o que sugere o potencial educacional destas
ferramentas. Boyd (em Owen, et al., 2006) refina ainda mais a definição
especificando três tipos de suporte de interação fornecido pelo software social:
· Suporte
para a interação convencional entre indivíduos ou grupos, a partir de mensagens
instantâneas.
· Suporte
para o feedback social, em que um grupo avalia a contribuição de outros,
· Suporte para as redes sociais criarem
explicitamente e gerirem as relações pessoais dos participantes
O software social
acentua a importância da interação interpessoal em grupos que estão dedicados à
aprendizagem e ensino. Há uma expectativa de que as estruturas de aprendizagem,
incluindo ferramentas e ambientes, irão refletir e facilitar a uniformidade
social, colaboração, cooperação e suporte mútuo. Em contextos de aprendizagem,
o software social estimula a aprendizagem colaborativa e orientada para
a comunidade, baseada numa participação e associação voluntária. Qualquer meio
que promova a colaboração, formação e apoio a grupos, pode ser qualificado de software social.
O software social engloba os serviços
de Instant Messaging, IRC,
fóruns de internet, blogs, wikis,
serviços de rede social, redes sociais ponto-a-ponto etc..
O software Open-source surgiu como resposta ao poder que os
fabricantes de softwares proprietários
detinham. Os apoiantes do Open-source defendem
o uso de software que está
aberto a modificações e é grátis (ou quase), como forma promover a
experimentação e a concorrência. Apesar do Open-Source ter surgido como uma resposta, tornou-se um
movimento credível, contando com uma crescente comunidade profissionais
experientes de tecnologias da informação, e, porque são muitas pessoas
envolvidas a verificar o trabalho um do outro, conseguem produzir software de elevada qualidade e
consistência.
A Aprendizagem on-line continua a
amadurecer em relação aos media e tecnologias utilizados, bem como à pedagogia
adequada para a sua utilização. Há sinais promissores, especialmente na
educação de nível superior e formação. O
acesso à Internet está a melhorar, especialmente para alguns grupos previamente
marginalizados e a mudança tem sido constante no mundo on-line de aprendizagem, de
modo a que as novas tecnologias saem do laboratório e sejam rapidamente
embaladas e disponibilizadas aos utilizadores pelas empresas. A Educação
poderia manter o seu ritmo e evitar os custos e incertezas da inovação,
seguindo o avanço tecnológico do sector empresarial e da sociedade em geral, e
aprender com suas experiências.
Bibliografia:
Fahy,P.J.,(s/d). As caracteristicas dos Meios de Aprendizagem Interativas Online- Athabasca University

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